TAG: Direitos do Leitor.


1 - O direito de não ler: Um livro que você não quer ler nem que te paguem:

Acho que qualquer um do Paulo Coelho ou do Augusto Cury. E olhem que isso não é preconceito porque já me propus a ler algo dos dois para poder falar mal com razão.

2 - O direito de pular páginas: Um livro que você leu... só o que interessava:

Isso se aplica bem em livros de teoria literária, às vezes leio apenas o/os capítulo/s que preciso naquele momento. Mas se tratando de um livro específico, foi o Almanaque Wicca do ano passado, li apenas os artigos que me interessavam.

3 - O direito de não terminar um livro: Um livro que você começou algumas vezes antes de ler inteiro:

As Palavras Secretas, de Rubens Figueiredo. Esse foi o autor que trabalhei na pesquisa para o PIBIC e não tinha nenhuma familiaridade com a escrita dele, por se tratar de literatura contemporânea e ela ter certas peculiaridades que não tinha tanto contato na época. Demorei um pouco para engatar a leitura justamente pelo estranhamento, mas deu tudo certo. 

4 - O direito de reler: Um livro que você salvaria no fim do mundo, para reler pela eternidade:

Acho que O Morro dos Ventos Uivantes, da Emily Brontë. Para mim é muito difícil estabelecer apenas uma coisa como favorita, mas esse livro me prendeu de uma forma tão grande que com certeza quero reler sempre que puder.

5 - O direito de ler qualquer coisa: O livro mais improvável que você já leu e gostou, e que algumas pessoas talvez duvidem que você leu:

Maybe Someday (Talvez Um Dia), de Colleen Hoover. Não tenho muito costume de ler livros YA e best sellers, por isso foi bem improvável. Li esse livro por indicação de uma amiga em 2014 (foi ela que me apresentou How I Met Your Mother, por isso tem credibilidade, haha), ela ficou tanto tempo falando sobre como ele era emocionante e lindo e que eu precisava ler que acabei lendo e gostando bastante. 

6 - O direito ao bovarismo (doença textualmente transmissível): Um livro que parecia ótimo! Mas o tempo passou... e você pensou a respeito:

Os livros do Dan Brown: Anjos e Demônios, O Código Da Vince, O Símbolo Perdido e Inferno. Não que eu não goste mais desses livros, mas porque na época em que li achava que se tratava das histórias mais geniais ever, só que o tempo passou, vieram outras leituras e vi que ainda existem tantos livros extremamente fascinantes que já li e que ainda preciso ler.

7 - O direito de ler em qualquer lugar: O lugar mais estranho/improvável em que você já leu um livro:

Não sei se pode ser minha memória falhando, mas não consegui pensar num lugar realmente estranho que já tenha lido. Mas, resolvi dizer que no ônibus a caminho da faculdade. Você pode até não achar estranho e sim muito comum, o que realmente é, só que se tratando do meu ônibus isso é bem diferente, pois ler no calor extremo, com sol na sua cara, com barulho e sentindo ânsia por conta do balanço não é nada legal. 

8 - O direito de ler uma frase aqui e outra ali: Um livro que te alimenta com pequenas doses diárias:

Não tenho um livro de cabeceira, mas sempre que limpo a minha estante ou só fico olhando para ela, pego algum dos livros de poemas e leio alguns, principalmente o de sonetos da Florbela Espanca.

9 - O direito de ler em voz alta: Um livro que você precisou ler em voz alta.

Eu particularmente gosto muito de ler em voz alta, porque acredito que ajuda na compreensão. Por isso os livros que mais gosto de ler assim são os teóricos, e o último foi Ficção Brasileira Contemporânea, do Erik Schollhammer.

10 - O direito de calar: Um livro que te deixou sem palavras, porque era muito bom... ou muito ruim:

Sempre falo de livros que acho muito bons, por isso vou falar de um que foi bem ruim: O Primo Basílio, do Eça de Queirós. Sim, um clássico, mas que nem por isso escapa de ser extremamente maçante e ter umas partes horrivelmente desnecessárias.


- Retirado do livro Como um romance, do escritor Daniel Pennac.

Fique à vontade para responder a tag caso se interesse e comentar aqui o que achou. Beijos e até mais. ❤️

Comentários

  1. Que tag maravilhosa gente! Fiquei tentando responder mentalmente. Hahaha! E também fiquei curiosa demais a respeito do livro Como um Romance, vou procurar mais a respeito. Um abraço!

    Não Me Mande Flores

    ResponderExcluir
  2. Ele é um livrinho bem curto e aparentemente muito gostoso de ler. Descobri que tem na biblioteca da minha faculdade, agora posso matar a curiosidade, rs. Um braço. <3

    ResponderExcluir
  3. Faltou o direito de conhecer as obras durante a elaboração do tcc! kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conto: O Baile da Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe.

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë.

Resenha: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha.