Projeto #LeiaMulheres.

Hoje é dia de arrumar a minha estante e o quarto, pois finalmente estou de férias e vou poder aproveitar o tempo no meu cantinho. Por isso resolvi fazer esse post e mostrar para vocês uma parte da minha meta de leitura para esse ano, que consiste em, princialmente, ler mais livros escritos por mulheres. O ano de 2018 vai ser muito importante para mim e acredito que muito difícil também. Este é o meu último ano na faculdade e minhas férias serão o tempo que terei para finalmente delimitar o tema da Monografia. Mesmo já sabendo que quero fazer o TCC direcionado para a literatura de autoria feminina, preciso escolher dentre as inúmeras obras que passaram por minha cabeça, então, a escolha das leituras que irei fazer será muito importante para me ajudar a decidir.

O Leia Mulheres (clique no nome para conhecer melhor) é um clube de leitura criado para dar mais visibilidade a livros escritos por mulheres, pois como pode-se perceber, sobretudo no cânone literário, as mulheres por muito tempo não tiveram as mesmas oportunidades que os homens no campo da literatura também, por questões que já foram comentadas aqui no post sobre o livro Profissões para mulheres, de Virginia Woolf. Nos dias de hoje isso tem mudado, claro, mas ainda não é o ideal. Como na minha cidade (e em Parnaíba que é como se fosse minha segunda casa) não existe o Leia Mulheres, resolvi há algum tempo eu mesma fazer as leituras, sem nenhum vínculo ou criação de um clube, até porque acho que não tenho as condições necessárias para isso. Mas, enfim, resolvi apenas com a minha vontade de fazer essas leituras, escolher algumas autoras e livros para serem lidos. Os meus critérios de escolhas não foram exatamente como os do clube, mas sim de livros que me despertaram interesse de alguma forma e que tive como ter acesso. A minha lista é ainda bem maior, e espero que ao longo do ano eu consiga adquirir mais obras e ter tempo para lê-las.

Além da leitura, escolherei alguns deles para resenhar e postar aqui. Isso também vai me ajudar na escolha dos que usarei no TCC, pois vou precisar fazer fichamentos e análises deles. Espero fazer destes poucos meses de férias algo muito produtivo e, com isso, acabar ficando mais presente por aqui. Agora vamos aos livros:


  • O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir (2 volumes);
  • Mulheres... Sob todas as luzes, de Patrícia Rocha;
  • O Conto da Aia, de Margaret Atwood;
  • Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf;
  • A Mulher Desiludida, de Simone de Beauvoir;
  • Rumo ao Farol, de Virginia Woolf;
  • O Anuário da Grande Mãe, de Mirella Faur;
  • A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath;
  • Jane Eyre, de Charlotte Brontë;
  • Onde Estivestes de Noite, de Clarice Lispector.

Dos livros escolhidos, já comecei a ler dois: Jane Eyre e Onde Estivestes de Noite. Comecei a ler Jane Eyre ainda no ano passado, mas infelizmente não consegui concluí-lo antes do ano acabar, ele acabou sendo deixado de lado por conta da faculdade e outras leituras, mas em breve irei retomá-lo. O da Clarice é de contos e comecei-o vindo no ônibus de volta para casa. 
Não irei estabelecer uma ordem de leitura, pelo menos por enquanto, mas tentarei ser o mais organizada possível. Como disse anteriormente, à medida que for fazendo a leitura, irei fazer um post sobre eles.

Espero que tenham gostado da escolha de livros. Caso tenham lido algum deles ou também façam parte da sua meta, deixe seu comentário aqui, pois com certeza adoraria ler.
Um abraço e até breve. 💜

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conto: O Baile da Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe.

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë.

Resenha: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha.