Filmes que falam sobre mim.

Assim como a música e os livros, os filmes que mais amo sempre têm algo a ver comigo - da mesma maneira que acredito que isso aconteça com você. Seja uma personagem, uma história de vida, problemas, felicidades, aventuras, sonhos etc, sempre vai existir aquele filme que parece que foi feito para você. 
Resolvi fazer uma lista dos que me trazem certos sentimentos e que me identifico de inúmeras formas, tanto que nunca passo muito tempo sem assistir novamente. Talvez eles digam mais sobre mim do que eu jamais poderia explicar, essa é uma das coisas que mais aprecio na arte, o poder que ela tem que lhe mostrar/causar sentimentos que você muitas vezes não consegue externar sozinho, ou que prefere guardar no seu íntimo.
A lista a seguir não contém todos os meus filmes favoritos (até porque acho que seria impossível caber todos em um único post, e também não estão necessariamente em ordem), mas apenas alguns que resumem muito bem esses sentimentos dos quais falei. 





Aquela vontade de largar tudo e mochilar pelo mundo sempre esteve muito presente em mim, o desejo de liberdade e desprendimento da sociedade que nos obriga a ter uma carreira, posses etc, e a ideia de que a vida poderia ser mais simples que isso. Foi exatamente o que Christopher McCandless resolveu fazer quando decidiu viajar sem rumo pelos EUA. Durante sua jornada ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como ele também modifica as delas, o livro que o inspirou foi escrito a partir de relatos dessas pessoas, já que sua família não tinha ideia de por onde ele andava. Vale ressaltar que a história dele é real, e teve uma repercussão imensa nos EUA, por isso acabou virando livro. Chris, ou melhor, Alex Supertramp, decide fazer a maior das viagens e ir sozinho ao Alasca, onde ele descobre que "a felicidade só é verdadeira quando compartilhada", essa é com certeza uma das frases que sempre irei levar para a vida. Além da história emocionante, não poderia deixar de falar da trilha sonora, toda com músicas do Eddie Vedder, ela é uma das minhas favoritas por também ser de um dos meus cantores favoritos, tanto que até tenho o CD (obrigada, amor <3) e nunca passo muito tempo sem ouvir.




"Você me conhece, eu sou impulsiva" é uma das frases que mais falo para o meu namorado, e a Clementine é como se fosse um alter ego meu, o modo como ela sente as coisas, o desejo de sempre mudar, de não cair na rotina e até as suas inseguranças em relação a si mesma. Tal como aquela cena em que ela e o Joel estão na cama e ela conta a história da boneca feia que se chamava Clementine, "seja bonita, Clementine" ela falava à boneca, num modo de mostrar o quanto se sentia insatisfeita consigo. Já passei por um momento parecido com esse com o Jason, e a reação dele foi muito parecida com a do Joel, por esse motivo essa é uma das cenas em que mais choro assistindo a esse filme. Sem falar em várias outras partes que sempre têm algo a ver com nós dois. Clementine Tangerine é a personagem da ficção que mais me identifico.





Tenho um amor enorme por filmes franceses, e Le Fabuleux Destin D'Amélie Poulain é o meu favorito pelo simples fato de ser lindo em todo e cada detalhe, não só a parte técnica como a fotografia, mas principalmente a história da Amélie. Uma moça que certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo, e caso ele se emocionasse ao encontrar seu antigo tesouro, ela iria continuar fazendo coisas para ajudar as pessoas. Esses pequenos gestos que ela passa a fazer para as pessoas que a rodeiam, lhe trazem um novo sentido à sua existência. 
Esse é um dos filmes mais amorzinho e inspiradores que já assisti, sempre que me sinto para baixo ou preciso de inspiração acabo assistindo ele. Impossível não amar a Amélie e torcer para que ela finalmente encontre o seu fabuloso destino.

Ninfomaníaca I e II (2013):



Ninfomaníaca, apesar do nome, não é um filme que fala somente sobre sexo, ele vai vai muito além disso. Há várias questões filosóficas, morais e psicológicas nesse filme, e foi justamente por captar isso que ele acabou se tornando um dos meus filmes mais queridos. A atmosfera dele é bem sombria, uma das característica dos filmes do Lars Von Trier, e causa um sentimento de angustia muitas vezes, o que não é um empecilho para mim que particularmente gosto dessas sensações. O modo como a Joe conta a sua história ao velho Seligman e as relações que ela vai fazendo com as histórias que ele também conta, são simplesmente geniais. Sem falar no final que é surpreendente e um retrato fiel da hipocrisia humana. E a música tema do Rammstein que é uma das minhas bandas de metal favoritas, que faz parte da trilha sonora e se encaixou perfeitamente bem. Mas uma das coisas que mais amo nesse filme (ou melhor, filmes) é o que o pai da Joe lhe diz quando ela ainda era uma criança, que as árvores são como a nossa alma, e que todas as pessoas têm uma árvore que representa a sua. Joe acaba encontrando em um certo momento a sua, e eu ainda estou à procura da minha.




Esse filme para mim, assim como o livro, é como uma lembrança do ensino médio, do começo da minha vida como adolescente, as questões que eu enfrentava naquela época: que curso na faculdade escolher, se conseguiria passar no vestibular, como seria minha vida depois disso, e principalmente sobre a minha relação com meus amigos. As Vantagens de Ser Invisível é dos melhores filmes que falam sobre amizade para mim, por me identificar demais com as relações entre eles. O modo como o Charlie se sente em relação ao mundo, e até as crises dele me afetam de uma maneira que senti como se fosse comigo. Um dos pequenos sonhos da minha vida é estar de carro com meus amigos e reproduzir a cena da Sam ouvindo Heroes do David Bowie, que vejam só, também é uma das minhas músicas favoritas da vida. E todas as referências a The Smiths me deixam com o coração quentinho.
"E nesse momento, eu juro, eu me sinto infinito."

Acabei escolhendo apenas esses cinco porque se não o post iria ficar muito extenso, mas acreditem, queria colocar mais (muito mais) filmes, mas esses com certeza definem bem o que queria passar para vocês. Cada um deles é extremamente especial para mim, como se fizessem parte do que sou ou do que quero ser. Esse post foi o mais pessoal que já fiz aqui, foi como abrir um pedacinho do meu coração e mostrar a vocês. 
Abraços.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conto: O Baile da Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe.

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë.

Resenha: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha.