Sobre estar formada: novas perspectivas, novos medos.


Depois de mais de um ano sem aparecer por aqui resolvi dar uma olhada nos meus rascunhos e me deparei com este, o qual escrevi o título logo após a defesa da minha monografia. Resolvi que seria muito importante voltar a postar aqui começando por este assunto.
Pois bem, quando você termina o ensino médio com aquela vontade de entrar no nível superior você já se enche de medos e inseguranças, ainda mais para pessoas como eu que o estudo é a única alternativa para ascender e ajudar a família. Só que o que poucas pessoas falam (ou não, depende de com quem você anda) é que depois de tudo isso, de todas as dificuldades que você enfrenta para entrar e para se formar na universidade, o que vem depois é ainda mais assustador.
2019 foi o meu primeiro ano como graduada em Letras, e eu nem fazia ideia de que antes mesmo da minha colação de grau eu já começaria a trabalhar. O que eu mais tinha medo era de justamente não conseguir nada, ou pior, não conseguir dar conta e perceber que não sirvo para ser professora. Mas por sorte aconteceu o contrário, mesmo com todas as dificuldades, que não foram poucas (salário atrasado, inexperiência, inseguranças etc), eu consegui passar por cima disso tudo e dar o melhor de mim em sala de aula.
Criei vínculos afetivos com meus alunos que com certeza durarão, mesmo que só na minha memória, consegui ter o vislumbramento da profissional que eu quero e não quero ser, aprendi com meus erros, e com certeza em todas as vezes que um aluno demonstrou interesse pelo que eu falava ou o progresso que via neles valeram a pena. Esse foi um ano tão difícil, fiz coisas que me arrependo muito, perdi pessoas, mas apesar disso resolvi que vou olhar para tudo pensando só no aprendizado. Escrevo isso justamente pensando na Cindy de dezembro de 2018, que chorou com uma mistura de sentimentos quando se despediu de seus amigos da faculdade, aquela Cindy que queria abarcar o mundo com o corpo todo e que muitas vezes deixou o medo dominá-la...
"Viver é muito perigoso", já dizia um dos mais célebres personagens da nossa literatura, mas além disso viver também pode ser desafiador de um modo bom, pode mostrar o quanto os seus esforços e sofrimentos no final das contas valem a pena quando te fazem conquistar algo, ou mesmo quando você simplesmente olha para todo o percurso. Em 2020 eu começarei uma nova fase da minha vida, um novo sonho, novos desafios e novas dificuldades. Ainda não sei como ou onde, mas irei morar em Teresina e cursar o Mestrado em Literatura na UFPI, o qual passei em 1º lugar, o qual também fiz a prova ano passado quando ainda estava fazendo o TCC e nem consegui terminá-la porque passei muito tempo segurando o choro e o medo para enfim começar a escrever no rascunho.
A gente se cobra demais e acaba passando por cima de nós mesmos. Esse ano resolvi fazer essa prova com mais leveza, confiando no meu potencial, sem cobranças e esse foi o resultado. Fiz o projeto com um tema novo e que fiquei completamente apaixonada, coloquei essa paixão nele e deu certo, depois fui para a entrevista com o coração sereno e sem cobranças, o que também fez tudo dar certo. Depois de tantas coisas que só eu e poucas pessoas sabem pelas quais passei...
Então, esse post é só um pequeno desabafo, só para deixar registrado esse momento tão doido e importante da minha vida. Quem sabe daqui a alguns anos eu não chegue por aqui e veja o quanto tudo mudou, o quanto eu mudei, o quanto tudo isso e muito mais me ensinaram.

"Você de repente não estranha de ser você?" Sim, Clarice, todos os dias, a toda hora.

Abraço e até breve.

Comentários

  1. Parrce até eu falando! Rs... Mas se tem algo que se aprende com os medos, despedidas e desafios, é que tudo pode ser superado! Basta apenas ligar a luz, e verás que não é tão assutador assim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conto: O Baile da Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe.

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë.

Resenha: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha.