Filme: Verónica, de Paco Plaza.


Como hoje é sexta-feira 13, resolvi fazer esse post indicando um filme de terror para assistir num dia como esse. Nós já conhecemos muitos clássicos do gênero (inclusive, para mim eles são os melhores), mas achei que seria interessante escolher um filme mais atual e que fosse realmente bom.
Verórica é um filme espanhol, dirigido por Paco Plaza e que está disponível na Netflix. Sua sinopse diz o seguinte: "Em Madrid, no ano de 1991, após realizar uma brincadeira com espíritos na escola, uma adolescente suspeita que uma força maligna tenha entrado em seu apartamento." 


Entretanto, o que pode parecer apenas mais um filme de possessão por conta do tabuleiro Ouija, ainda tem alguns traços da narrativa e cenas que nos envolvem bastante, e não deixam brecha para aquele sentimento de mesmisse.
Mesmo seguindo a linha da adolescente desavisada que vai mexer com coisas que vão além do seu entendimento e do mundo em que vivemos, o filme mostra também um drama vivido pela família.


Verónica, ou como sua mãe e irmãos a chamam, Vero, é uma garota do ensino médio que cuida praticamente sozinha de seus três irmãos mais novos - duas meninas e um menino, que é o caçula. Após a morte de seu pai, sua mãe, para dar conta das despesas da casa, acaba por trabalhar quase em tempo integral. Ela aparece em casa apenas para dormir, e sempre de madrugada. Por conta disso, Vero tem a grande responsabilidade de tomar conta da casa e das crianças.
Apesar da rotina incomum para uma garota da sua idade, ela tem os mesmos pensamentos e curiosidades de qualquer jovem. E é justamente isso que faz com que ela e mais duas amigas resolvam testar o tabuleiro. Uma das meninas queria se contactar com o namorado que morreu em um acidente, e Vero queria falar com o seu pai. Só que é claro que isso iria dar  em merda. 


Depois que elas usam o tabuleiro, Vero, por talvez ser a que estava passando por um momento de mais fragilidade, é a escolhida. O espírito, que se mostrava como o seu pai, começa a atormentá-la e machucar seus irmãos.
As cenas em que ele aparece são bem tensas, daquelas que nos fazem ter vontade de colocar a almofada no rosto. E isso é uma das coisas que mais me interessaram no filme.


Vero passa a sofrer mais e mais por conta dessa presença maligna, tem sonhos estranhos, ataques noturnos, "alucinações", machucados pelo seu corpo... Na medida que o tempo vai passando, o Ser vai enfraquecendo-a e tornando-se mais forte. Até que chega o momento em que ela pede ajuda a alguém, uma das freiras da sua escola (ela estudava em um colégio católico, e as freiras eram as professoras). Verónica pede ajuda à irmã Morte, como é chamada pelos estudantes. A freira tem esse nome por conta de seus olhos que aparentemente foram queimados e por isso ela acabou cega.


A irmã, que é uma sensitiva, lhe explica o que acabou acontecendo com ela e lhe dá instruções de como se livrar do que lhe acompanha. A partir disso, o filme vai se tornando ainda mais intenso e assustador. O final, como é de se esperar, não é dos mais felizes, mas acaba por nos surpreender com o que acontece.

Ao que parece, esse é um filme baseado em fatos reais, mas eu não pesquisei para saber se essa é uma informação verdadeira. Se ele é ou não, isso eu não sei. Mas que é um bom filme para os amantes do gênero, isso eu posso afirmar. 
Espero que tenham gostado da indicação. Caso assistam o filme, comentem aqui o que acharam.
Vou deixar uma lista aqui de filmes de terror incríveis: 32 filmes de terror que farão você se esconder debaixo da cama. A lista é composta tanto de filmes mais antigos, quanto de mais atuais. Já assisti praticamente todos, e alguns fazem parte da minha lista de favoritos.
Feliz sexta-feira 13, protejam os gatinhos pretos, sacrifiquem humanos, haha. Abraços e até o próximo post. 🖤

Comentários

  1. adoro quando você escreve! é a segunda boa indicação de filme de terror que li hoje. com certeza assistirei, por ser espanhol e por ter cenas bonitas, e uma freira assustadora. não sei se foi o corte da cena na janela, mas ela me lembrou a babá do damien de a profecia.
    vou fuçar os outros 32 também! deixa eu ver se lembraram do dario argento hehehe bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber que você gosta. Obrigada! E lembraram do Dario sim, haha.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conto: O Baile da Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe.

Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë.

Resenha: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha.